O que deve saber sobre o mercado imobiliário
Voltar \ Há falta de casas em Portugal

Há falta de casas em Portugal

11 dez 2019
Há falta de casas em Portugal
Segundo a Associação de Mediadores Imobiliários, faltam cerca de 70 mil casas para satisfazer as necessidades de habitação da população portuguesa.
Segundo Luís Lima, Presidente da Associação de Mediadores Imobiliários, há pouca oferta e muita procura, o que faz com que o valor das casas suba e deixe de estar ao alcance de muitas famílias. Para contrariar este círculo vicioso, estima-se serem necessárias 70 mil novas casas.
 
A oferta que há é dirigida ao mercado médio-alto e alto, não dando resposta às necessidades da classe média e dos jovens, que precisam de mais oferta de habitação. Apesar de já se ter assumido o problema, e que ele necessita de ser resolvido, a verdade é que estas habitações ainda não estão a ser construídas e estima-se que nos próximos dois anos poderá haver algum excesso de oferta de habitação para a classe alta.
 
Segundo Henrique de Polignac de Barros, Presidente da Associação de Promotores e Investidores Imobiliários, neste momento já começam a ser construídos nas periferias grandes empreendimentos, destinados a uma classe média. É preciso ter em conta que o valor do imobiliário resulta da soma da aquisição do terreno e do valor da construção. E que esse valor baixará a partir do momento em que houver mais oferta.
 
Henrique de Polignac de Barros afirma ainda que seria uma situação muito interessante se o Estado começasse a intervir na oferta de terrenos para habitação.
 
Veja a entrevista completa em https://amp-expresso-pt.cdn.ampproject.org/c/s/amp.expresso.pt/multimedia/2019-11-14-Ao-vivo-na-redacao-Esta-na-altura-de-comecar-a-construir-casas-para-quem-tem-menos-rendimentos



Por Beatriz Veiga Santos
Veja Também